Tuesday, March 08, 2016

[Opinião] Se Eu Ficar

Título: Se Eu Ficar (If I Stay)
Autor(a): Gayle Forman
Editora: Editorial Presença

Naquela manhã de fevereiro, quando Mia, uma jovem de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade: permanecer junto da família, do namorado e dos amigos ou deixar tudo e ir para Nova Iorque para se dedicar à sua verdadeira paixão, a música. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem e que talvez sejam as suas últimas, Mia relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas.

Mia, uma rapariga de dezassete anos, tem uma vida perfeitamente normal. Numa manhã em que as escolas são fechadas por causa da neve, toda a família decide dar um passeio. E é então que tudo muda, quando têm um grave acidente de carro.

Mia vê tudo o que se passa fora do seu corpo. O seu corpo está em coma no Hospital; a sua alma atravessa os corredores do mesmo à procura de respostas.

Mia recorda-se da sua vida ao longo das 24h críticas após o acidente. Os acontecimentos que Mia presencia através da sua alma levam-na a momentos passados com os pais, com o irmão, com a sua melhor amiga Kim, e também com o seu namorado, Adam.

Há algum tempo que tinha curiosidade em ler este livro. Primeiro, porque era um livro muito falado; depois, porque saiu em filme. Mas mal sabia eu que me ia ser tão difícil terminá-lo. Levei, se não estou em erro, duas semanas a ler o livro. Porquê? Porque lia umas páginas aqui e uns dias depois outras tantas. Quando um livro não me convence a meio, é porque algo se passa, certo? Pois este livro não me convenceu. E a única vez em que realmente senti algo para além da indiferença, foi quando Adam a visitou e no final, ela está prestes a acordar.

Tenho o segundo livro na estante mas acho que vai ficar para uma próxima. Para já, vou fazer a digestão de Se Eu Ficar. 

2 comments :

  1. Caramba, eu também tinha muita curiosidade em ler este livro mas assim acho que não lhe vou pegar tão cedo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que devias ler. Podes não ter a mesma opinião que eu!

      Delete

Back to Top